Antes dos trinta: Meus fios brancos

Help cabelo branco

O normal seria os primeiros fios grisalhos aparecem lá pelos 30 anos de idade nos homens e aos 35 anos nas mulheres. Mas … Essas fotos eu tirei hoje pela manhã, e sim ,esse cabelo repleto de fios brancos é meu (infelizmente)!

Meu irmão começou a ter fios brancos aos 19, e dizem que isso está muito ligado ao DNA, e eu acho que foi castigo de tanto fazer piada com ele rsrs, porque os meus surgiram quando fiz 21 anos, e hoje em dia (aos 25) o número de fios brancos parece terem triplicado.

O processo chamado apoptose, que é a morte da célula que produz a melanina – pigmento que dá a cor aos pêlos e à pele,varia de acordo a genética de cada um, e por isso  algumas pessoas assim como eu e meu irmão, vivenciam esse processo antes dos trinta anos.

Mas de acordo alguns estudos a respeito, o número de pessoas com o surgimento de fios brancos antes dos trinta vem aumentado. 

Algumas razões são apontadas  :

  • Pode ser uma carência de vitamina B, principalmente das do complexo B5 e de ácido pantotenico.  O que entra na justifica de que nossa maneira de levar a vida e a alimentação tem piorado, o que influencia diretamente  nossa saúde.
  • Não está comprovado cientificamente, mas há  suspeita de que o estresse auxilia na queima da melanina.
  • Segundo Adriano Almeida, dermatologista e tricologista, diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo, da capital paulista,os fios envelhecem de maneira cronológica ou por agentes externos, como poluição, sol, cigarro e tratamentos químicos, afetando assim a coloração das madeixas. “O sol é um grande vilão, pois destrói o cabelo, que é feito basicamente por proteínas (melanina e queratina). Com o tempo, a agressão diária do sol oferece uma fragilidade na haste capilar”. Ele lembrou também que, a cada geração, a canície (branqueamento dos cabelos) tem se iniciado mais cedo entre o grupo de pessoas que transfere, geneticamente, esta tendência aos descendentes, o que pode estar relacionado ao estilo de vida que levamos.

tingidoE somos nós  mulheres as maiores vítimas da canície – perda da coloração dos fios. Pois para nós não tem charme nenhum  ter uns grisalhosTalvez tivesse se eu fosse a Maria Antonieta, mais eu não sou! kkkkkkkkkkkkk!!!

tumblr_llyxhuRszn1qazkdco1_500

A solução mais uma  vez foi  tingir, o que é bem chato porque comecei a tingir meu cabelo muito cedo (aos onze anos), e agora que  finalmente aprendi o quanto tinturas podem ser prejudiciais e não quero mais tingir, me vejo obrigada a fazer uso das tinturas como uma medida paliativa.

Tingi da cor natural do meu cabelo, castanho escuro, e o resultado foi este da foto.

Amava tingir meu cabelo das cores mais bizarras possíveis, e olhe pra mim agora tingindo de castanho *____* … é talvez não sejam só por causa dos fios brancos, mais eu mudei .


 

0,,32878824-EX,00

Segundo  a lenda os cabelos de Maria Antonieta ficaram brancos na noite anterior ao seu encontro com a guilhotina. Aparentemente, o estresse da decapitação iminente fez com que seus cachos perdessem a cor em questão de horas. Muito provavelmente, isso não passa de um mito mas, segundo os cientistas, o estresse pode exercer um papel em um processo mais gradual de branqueamento dos cabelos.Ou é mais provável que tenha ocorrido uma queda abrupta dos cabelos decorrente de estresse, e como os fios brancos recentes são mais resistentes, só eles lhe sobraram em sua cabeça.

tumblr_mhe8aqj7sj1rj4no3o1_500_large

Outras explicações possíveis: A rainha pode ter sofrido um ataque repentino de Alopecia areata, uma doença auto-imune que ataca cabelos com pigmento, causando sua queda, mas deixa os fios brancos intocados. Ou então o estresse da situação poderia ter gerado uma multidão de radicais livres em seus folículos capilares, que viajaram pela haste dos fios, destruindo o pigmento e produzindo um efeito branqueador. Ou talvez ela tenha parado de usar suas perucas – revelando que seus cabelos já eram brancos há muito tempo.

 

13 comentários sobre “Antes dos trinta: Meus fios brancos

  1. Acho que sou adotada hahaha, eu tenho 23 anos e um monte de fios brancos e minha Avó tem 60 e muitos anos tem menos que eu. Minhas tias e tios tem pouquíssimos cabelos brancos. Mas como meu cabelo é cacheado os branquinho ficam bem camuflados hahaha.

    Curtido por 1 pessoa

      1. É a mais pura realidade da vida, Jaque! Temos que aceitar que nossas linhas de expressão ficam cada vez mais aparentes até que resultam em formações não tão charmosas: as rugas!!!! T_T
        Vai se acostumando com a ideia!!! XD

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

