Minha infância soturna com Tim Burton

Edward Scissorhands 3

Ontem domingo, em algum canal da tv a cabo ( não me lembro qual ) passou Edward Mãos de Tesoura, e daí é obvio, meu irmão me chamou pra ver como fez outras tantas vezes. Todo mundo associa o filme a mim…

Por que?

Por eu ter visto um bilhão de vezes e até  ter feito meu pai grava-lo em uma fita cassete em uma das centenas de vezes que passou na Sessão Da Tarde rsrs! 

Foi desde a infância até a adolescência meu filme favorito, e sabe o que é mais estranho? Nem sei porque !

Eu encontrava não sei como uma beleza incrível no Johnny Depp coberto de pancake e com cicatrizes falsas  …  Nossa e o cabelo …  hoje em dia me lembra o  Robert Smith :

54a77f1b66981f23807604282511a1d3

Anos depois desde a última vez que assisti o filme, o reassistindo  ontem  tentei entender porque gostava tanto dele. 

E não … não entendi!

Okay, o filme é legal, diferente insólito eu diria  , tem um ar de terror, de romance, de comédia e um personagem que é uma especie de Frankenstein com uma personalidade amável, no minimo é muitooo original, mas por que eu pirava nisso durante a infância hein?

Agora aos vinte e cinco anos, confesso que a imagem do Edward me assusta…

Principalmente na cena abaixo : 

scissorhands2

Um  homem construído por  um  idoso enigmático que vivia solitário inventando coisas bizarras   … tá explicado porque minha infância não foi nada normal e consequentemente sou assim !

tumblr_lrmyhwH3G91qknvzko1_500

Eu acho esse filme assustador agora, e se pudesse voltar no passado  me proporcionaria outro tipo de infância rs!  Não irei permitir que meus filhos assistam nada do  Tim Burton!

tumblr_lu5rtyldeT1qi74tjo1_500

Além dos figurinos, maquiagem e roteiros, tem sempre um sentido muito pesado por trás dos filmes dele, e eu acho que quando criança absorvi muito da melancolia dos personagens, sempre tristes e desesperançosos. 

curiosidades-estranho-mundo-de-jack
O estranho mundo de Jack transformando o  Natal em Halloween ,  A Noiva Cadáver ( nem preciso comentar ) … O barbeiro demoníaco da rua Fleet ( outro que nem preciso comentar ! ) 

Grande fã de  Vincent Price e tudo relacionado ao macabro,  é obvio que terror é o gênero que  Tim Burton domina, até porque consegue misturar isso  ao colorido do ”real”. 

A vizinhança multi colorida cenário de Edward Mãos De Tesoura contrasta com o personagem em preto e branco , e o ”romance” acaba em tragédia com o ex da mocinha sendo assinado. É um jeito ”sutil”de fazer a infância ser soturna, de falar sobre morte como se estivesse a contar um conto de fadas.

É uma criatividade assustadora, que resulta em personagens que conseguem atrair a atenção das crianças, e que infelizmente atraiu a minha quando  criança. 

Mas se querem saber, hoje em dia eu detesto os trabalhos do Tim, não por não considera-los bons (Porque de fato acho que são muito bem feitos e originais ), mas por não desejar que outras crianças vejam a infância, o Natal   ou mesmo o mundo dos adultos pela ótica de um  cineasta fascinado em terror. 

download (1)

Anúncios

7 comentários sobre “Minha infância soturna com Tim Burton

  1. Caramba, nunca tinha pensado no impacto que os filmes dele podem ter em uma criança. Eu gostava muito de Os Fantasmas se Divertem, mas acho que não era uma criança muito inteligente pra entender que o negócio era de terror. Hahahahahah
    Eu gosto dele hoje em dia, mas entendi perfeitamente porque você não gosta. Realmente não são filmes pra criança não!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Eu sempre fui muito fã do Tim Burton, da originalidade dele, estava comentando essas características com um amigo meu.É muito bom saber que eu não era a única que não perdia Edward Mãos de Tesoura todas as vezes que podia assistir rs, mas o cara é realmente sensacional, dá aquele medinho na gente de uma forma mais leve, acho que ele deveria ter criado um gênero novo: terror infantil rs. Nostalgia boa.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Entendo suas inquietações, é compreensível e justificável. Gosto muito do trabalho do Tim Burton, acredito que quando um filme dele é compreendido, a primeira reação muitas vezes é de repulsa, pode ser que isso aconteça pelo fato dos filmes do Tim expressar aspectos do ser humano que todos nós não desejamos conhecer.
    Concordo com você, não são filmes para crianças.

    Forte abraço!

    Curtido por 1 pessoa

  4. O bom da infância é que vemos tudo de forma superficial!
    Prestamos mais atenção ao colorido do que ao real sentido das coisas, o que nos defende de muitas coisas, como nos filmes citados acima!
    Eu sempre fui fascinada por Edward Mãos de Tesouras, mesmo depois de grande, mas hoje vejo com outros olhos… rsrs
    Acho que é normal, faz parte da nossa evolução!
    Bjs

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s