Um pesadelo filosófico sobre a morte

tumblr_lqoyxqggt71qzh7hko1_500_large

Na madrugada anterior  tive  um pesadelo bem maluco e um tanto quanto filosófico  a respeito da morte. Vamos  á  narrativa insólita do mesmo:

Minha mãe   estava com a perna engessada,  e eu era quem  ficava responsável por todos os afazeres da casa (já pesadelo a partir daí! rs). Por essa razão  me encontrava varrendo  todos os cômodos,  e é  importante dizer que em alguns cômodos haviam montinhos de terra (como terra de cemitério, o que no sonho não me parecia estranho).

Depois de tanto  varrer  colocava  todo lixo em  sacolas de plástico, e as deixava na porta do meu quarto, afim de limpar meu quarto e também despejar o lixo lá. Mas me distraia (pra variar!) e começa a assistir  uma série  na tv (série  essa que não existe no mundo real, mas era uma mistura de Supernatural com séries policiais). Apesar  da distração, passado algum tempo lentamente juntava meu lixo, mas antes de despeja-lo nos sacos plásticos, um agente (como o da série que eu  estava assistindo)  saltava sobre mim e ameaça me bater.

Eu super ágil e forte como uma heroína (coisa de sonho rsrs) o derrubava no chão, e o deixava prestes a morrer enforcado (sou ou não sou demais?! Ao menos em sonho …). Mas ficava sem reação  após ouvi-lo dizer: VOCÊ NÃO  PODE SE LIVRAR DOS PENSAMENTOS SOBRE A MORTE, ASSIM COMO NÃO  PODE FUGIR DELA. A  IDEIA SOBRE A MORTE É ESSENCIAL PARA QUE VIVA!

Ficava demasiadamente intrigada sobre o que acabara de ouvir, e chamava meu pai para repetir o dito do  sujeito, desejando que ele  me disse-se que não  era preciso viver com a ideia da morte.

Meu pai ficava pensativo, depois balançava a cabeça e dizia:

Mas é preciso sim pensar na morte !

tumblr_m3xvgylg991rnvhhwo1_500

T H  E   E N D 

Filosofia

Baseada nas ideias do meu filosofo favorito

tumblr_nicouqPWOP1txama8o1_500

O MORRER por Sócrates
Sócrates tinha ideias bem interessantes sobre a morte que posteriormente foram disseminadas por seus discípulos:
No mundo físico a alma normalmente se conturba e fica perdida, pois está agora vinculada a objetos perecíveis. Mas, quando se volta para si mesma, vislumbra novamente as ideias puras, eternas e imortais que outrora conhecera. Neste momento suas angústias desaparecem, é quando o espírito atinge o que se conhece como sabedoria. Daí a importância do autoconhecimento.
A morte é fundamental para Sócrates, porque permite que a alma se distancie novamente da matéria orgânica e, na esfera essencial, alcance o verdadeiro conhecimento; só então o ser será livre para atingir o saber em sua forma mais pura. Ele acredita que, por este motivo, os filósofos genuínos estão prontos para morrer, pois desejam, mais que ninguém, conhecer a essência da existência.

 O  que a Bíblia diz  sobre 

 a importância de se pensar na morte

tumblr_nr3ee5QGhe1rr24u7o1_1280

Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque naquela está o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração.
Eclesiastes 7:2

O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos na casa da alegria.
Eclesiastes 7:4

Pensando  com base no que acredito (sobre tudo A PALAVRA DE DEUS) é sim muito importante como disse o tal agente do pesadelo pensar na morte, porque isso nos faz aplicar o coração a ETERNIDADE.

E vocês o que pensam sobre a morte ?

Anúncios

8 comentários sobre “Um pesadelo filosófico sobre a morte

  1. Como também disse o filósofo Martin Heidegger, o homen (de mens) é um ser para a morte. Bom, a maioria dos filósofos existencialistas retornam aos filósofos antigos como Sócrates e Platão. Somos sim seres para a morte… Na verdade, penso, que estamos entre o nascer e o morrer. Viver é apenas no tempo. Abrs

    Curtido por 2 pessoas

  2. …Muita verdade em tudo o que escreveu Jaque, não sei se você gosta de Osho, eu tô começando a conhecer e ler e por coincidência estou lendo uma obra em que ele fala sobre isso – a importância de pensar, conhecer e aceitar a morte para só então ter uma vida, ou seja, viver de fato e não apenas existir, e pelo que vc citou de Sócrates, acredito que Osho tenha sofrido influencias da sua obra pois o pensamento é muito parecido, adorei o texto e as reflexões de hoje…beijos.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Confesso não saber sobre Osho, irei pesquisar sobre o trabalho dele. Vou procurar justamente por esse tema MORTE, como se chama o que está lendo ? Muitíssimo obrigada pela dica ^^ Excelente restinho de domingo pra ti, e que venha uma ótim semana ! =D

      Curtir

      1. Oi Jaque, o nome do livro dele é O Livro do viver e do morrer – celebre a vida e também a morte – não sei se vc vai gostar pois pelo que li até agora – to na página 80 – ele trata essa questão bastante baseado no budismo e tbm como uma questão científica – é meio confuso e tbm como ainda não cheguei nem na metade, não tenho uma conclusão sobre o livro, mas acho assim – se vc não se basear na questão da religião para fazer a leitura e ter um olhar mais aberto sobre as questões que ele levante em relação aos seres humanos e o seu apego ao mundo material, talvez vc possa gostar do livro. Eu comprei o meu em uma livraria física mesmo e paguei 38 reais nele.
        Beijão linda e tenha uma ótima terça!!!

        Curtido por 1 pessoa

  3. Que sonho doido! E legal hahaha Quando li me lembrei de traços do pensamento de Cícero (também presente na obra de Montaigne) que diz “filosofar não é outra coisa se preparar para a morte”. Também simpatizo muito com as idéias de Sócrates, e não poderia deixar de citar Fédon que é uma obra maravilhosa que trata desse tema (acredito que você já conheça). Refletir sobre a morte é essencial e quanto mais pensamos sobre, mais interessados ficamos. Você fez ótimos apontamentos. Abraços!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s