Caveiras mexicanas

large (4)

Coloridas, cheias de desenhos (em sua maioria flores), motivo de objetos de decoração, celebrações  e até tatuagens…  Mas  o que significam? Eu nunca sabia explicar direito ( mas resolvi pesquisar a respeito) então, borá  lá …

tumblr_mkhy8sGKOW1s9p8oko1_500

Os povos pré colombianos guardavam o crânio de seus ancestrais e o consideravam um troféu, uma lembrança boa do falecido, visto que a cabeça para eles, era a parte mais importante do corpo, aquela que carrega as memórias.

Já  as caveiras mexicanas  são  estilizadas (coloridas e decoradas) *foto abaixo:

Essas  caveiras  são muito  utilizadas no Día de los Muertos data de origem indígena, no México, que celebra a morte. Acreditam que essas caveiras afastavam os maus espíritos.

Os mexicanos acreditam que  os  que partiram retornam para  visitar os vivos, e durante  31 de outubro até 02 de novembro a celebração  do Día de los Muertos simboliza a renovação, a aceitação da morte como parte da vida.

Na crença original desta celebração acreditasse que  na meia noite do dia 31 os portões do céu são abertos para que os espíritos de crianças passem o dia com suas famílias.E os espíritos adultos,retornariam à terra para aproveitar os banquetes no dia 2. E acreditam que, ao receber os espíritos com alegria, comilança e enfeites, eles ficarão felizes e retribuirão as famílias com proteção.

Fonte * aqui 

No nosso  02 de Novembro, aqui no Brasil  é Dia de Finados ( e é quase a mesma data para os mexicanos, no entanto por questões culturais para eles o contexto  está  envolto em uma celebração dos vivos em homenagem aos que partiram)

Eles festejam com muita  comida e doces, existem até  caveiras de açúcar dadas as crianças.

large

A data reuni  famílias  separadas pela distância, as quais  se reúnem  em volta dos seus mortos para celebração.

La Catrina  é  a imagem de um esqueleto  de  mulher da alta sociedade utilizando um chapéu, com intuito de lembrar que as diferenças não significam nada, diante da morte.

Tatuagens

Em maioria  as  tatuagens de caveira  mexicana significam : Renascimento; Espiritualidade; Transição; Alegria; Proteção; Morte; Boa sorte; Lembrança, Saudade.

Mas algumas  podem ter significados específicos, como por exemplo  a tatuagem  de  Caveira Guerreiro Mexicano  que simboliza um combatente imortal.

Nos objetos elas não  costumam ter grande  representatividade,mais assim como  nas estampas são  sempre bem vindas.

Anúncios

5 comentários sobre “Caveiras mexicanas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s