Não se atravessa uma vida sem magoar alguém

tumblr_lxysq3OR6V1rny1uwo1_500

A frase título ” Não se atravessa uma vida sem magoar alguém ” é  da canção  O Menino,  do cantor Pélico (ver letra na integra e ouvir > aqui) e reflete uma grande verdade.

Todo nós, ainda que sem intenção acabou por machucar alguém, com palavras, atitudes, ou mesmo por ausência, ausência de palavras, de atitudes…

Eu já fui machucada, tanto  quanto já  feri também.

E claro não me orgulho disso. Mas busco  extrair lições dos equívocos.

Certa vez no meu quarto parei pra pensar sobre, e escrevi cartas para aqueles(as) que acredito de algum modo ter ferido.

tumblr_ltstj9xa6F1qlttxko1_400

Procurei não justificar os erros (para maioria dos erros não existe justificativa), mas falei sobre a culpa, o sentimento real que pesava sobre mim . Busquei traduzir o arrependimento  no mais sincero pedido de desculpas.Chorei. Lágrimas de dor, por saber que minhas palavras não seriam lidas.

Quis voltar no tempo, não haver errado. Não ter dito o que disse, não ter feito o que fiz…

Tarde demais me dizia a consciência.

Guardei as cartas, e prometi a mim mesma que se encontrasse as pessoas que feri lhes transmitiria o conteúdo dos escritos, ainda que pudessem parecer de alguma forma humilhantes.

E  na semana  passada aconteceu uma ocasião perfeita para me desculpar. Se tratava de uma pessoa que feri, e optei por me afastar (ao invés de tentar concertar as coisas tendo em vista meu erro).

A pessoa não foi indelicada comigo (pelo menos não claramente), pelo contrario, foi demasiadamente atenciosa, no entanto não pareceu me perdoar de fato.

Pude perceber que conversava com uma certa ironia, se gabava e tentava demonstrar ser superior (ao mesmo tempo que tentava demonstrar uma educação forçada).

Para mim aquele momento foi uma oportunidade especial de corrigir um grande erro. E quem sabe até de refazer a amizade.

tumblr_o2a481NE1V1v4vwgto1_400

Senti uma enorme paz em estar tendo a chance de pedir perdão.

E me perdoei  pelo erro.

Foi libertador, apesar de sentir que quem feri ainda não estava pronta a me perdoar.

perdoe-sempre
A importância do perdão é enorme, tanto pra quem  pede perdão/pra quem se perdoa, quanto para quem consegue liberar  esse perdão  de maneira verdadeira.

Em suma para viver  bem é necessário pedir perdão (se perdoar),e perdoar os que nos feriram.

Levou um tempo pra aprender a perdoar os que me feriram e  nunca se desculparão.

E outro tempo para perceber que  também feri,  que precisava pedir perdão  a essas pessoas ( ainda que elas não  estivessem dispostas a me da-lo ).

E ainda mais tempo foi necessário para que me perdoasse, e compreendesse que de fato não se atravessa uma vida sem magoar alguém.

Vamos amar mais!

Amar mais os que nos feriram 

Amar  quem ferimos (ainda não nos perdoem)

Amar  a nós mesmos, não permitindo que a culpa nos roube a paz. Pois somos tão humanos quanto os que nos feriram. Por isso temos de saber pedir perdão a cada erro, e  desculpar o outro por seus equívocos.

Amar mais!

Para evitar que o erro exista, não causando tantas feridas.

Pra atravessar a vida(ainda que ferindo) buscando ser melhor.

 

3 comentários sobre “Não se atravessa uma vida sem magoar alguém

  1. Acredito que o importante é exatamente isso, amar sem receber. Assim já nos dizia o grande mestre Jesus. Isso começa com o amar a nós mesmos, pois somente assim podemos também amar nosso semelhante e tudo aquilo que nos rodeia. Amar, verdadeiramente não dói o que dói é amar na intensão de ser amado, pois isso denota uma tentativa de posse. Não podemos nos apoderar de sentimentos, apenas distribuí-los quando isso nos faz bem. ❤ 🙂
    Vide oração de São Francisco.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

