Meu acidente (TCE), Anemia e melancolia

large (20)

Em Abril de 2012 eu fui atropelada, foi um acidente grave porque fui atropelada por um ônibus (desde então muita coisa mudou). Fiquei em coma, e de acordo a documentação médica sofri um Traumatismo Cranioencefálico em grau leve.

Para quem não sabe do que se trata o TCE > Os traumatismos cranioencefálicos (TCE) são um tipo de traumatismo craniano que responde à quarta principal causa de mortalidade nos EUA nos últimos 40 anos. Traumatismo cranioencefálico (TCE), também conhecido como lesão intracraniana, ocorre quando uma força externa causa um ferimento traumático no cérebro. TCE pode ser classificado com base na severidade, mecanismo (ferimento fechado ou que penetra o crânio), ou outras características (como, por exemplo, ocorrência em um local específico ou em uma área ampla). Lesão na cabeça geralmente se refere a TCE, mas é uma categoria mais ampla, podendo englobar danos a estruturas que não o cérebro, como o couro cabeludo e o crânio.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Traumatismo_cranioencef%C3%A1lico

TCE PAF neurotraumatologia - dr. alexandre cruzeiro

Níveis de gravidade
A gravidade do TCE pode ser avaliada levando-se em consideração o nível de consciência do paciente segundo a escala de coma de Glasgow (ECG). Esta escala é aplicada pelos médicos e avalia três parâmetros que são: 1) abertura ocular; 2) melhor resposta verbal e 3) melhor reposta motora. A pontuação vai de 3 a 15. Quanto menor o valor obtido, pior será o trauma.

TCE leve – ECG-14 ou 15 pontos com história de perda de consciência e ou alteração da memória ou atenção maior que 5 minutos. Em crianças menores de 2 anos perda de consciência menor que 1 minuto.
TCE moderado – ECG- 9 – 13 pontos ou perda de consciência maior ou igual a 5 minutos e ou déficit neurológico focal.
TCE grave – ECG menor que 8 pontos.

Fonte: http://www.cenepe.com.br/duvidas-frequentes/saudes-doencas/traumatismo-cranioencefalico/

Traumatismo Cerebral Leve
Quando não há ocorrência de lesões sobre o cérebro ou não são diagnosticadas por exames laboratoriais, como o EEG, o Raio-X de crânio, a tomografia computadorizada e a ressonância magnética, neste caso o estado clinico do paciente é leve.[1]
Os sintomas que aparecem sob a forma de manifestações somáticas, cognitivas, sensoperceptivas, emocionais ou comportamentais, o paciente apresenta múltiplas queixas de dor e desconformo, além de uma variedade de seqüelas psiquiátricas maiores que incluem estados psicóticos similares à esquizofrenia e transtornos do humor e ainda de síndromes de ansiedade variadas e convulsões.
Estes pacientes, embora em pequeno número, apresentam a síndrome pós-concussional, que pode perdurar por dias, meses, anos ou para o resto da vida. Tal quadro sintomático pode ser representado, em termos psicossociais, por extremas dificuldades em áreas críticas de funcionamento, como no trabalho, na escola, nas relações familiares e interpessoais e em atividades de passatempo ou lazer.

Sequelas
TCE pode causar uma série de efeitos físicos, cognitivos, sociais, emocionais e comportamentais, e o resultado pode variar de recuperação completa para deficiência permanente ou morte. No século XX, houve progressos substanciais no diagnóstico e tratamento que diminuíram taxas de mortalidade e melhoraram resultados. Algumas das técnicas de imagem atuais utilizadas para o diagnóstico e o tratamento incluem tomografia computadorizada e RMs ressonância magnética. Dependendo da lesão, o tratamento exigido pode ser mínimo ou pode incluir intervenções tais como medicamentos, cirurgia de emergência ou uma cirurgia anos depois. Fisioterapia, fonoaudiologia, terapia lúdica, terapia ocupacional e terapia visual podem ser empregadas para reabilitação.

Ver mais sobre sequelas do trauma  aqui 

Abaixo alguns dos meus exames de ressonância magnética :

EXAMES

O acidente me causou um grande abalo emocional na época, o pós coma (o período de redescoberta acerca de si mesmo é uma fase muito complicada!), a volta ao trabalho a aceitação dos fatos, tudo foi muito difícil!

Esse período também me fez ter varias dúvidas, e crises em relação a minha fé. Me prejudicou muito na vida profissional, afetiva e social de modo geral.

Embora, graças a Deus não tenha tido sequelas físicas, desde então não me sinto a mesma. Talvez tenha sequelas emocionais e comportamentais com as quais ainda não aprendi a lidar.

Não foi avaliado por um médico que o trauma tenha alguma ligação com o aumento do meu fluxo menstrual desde então. Mas  esse aumento, foi um dos fatores apontados por um profissional, que pode ter  desencadeado minha anemia.

large (1)

ANEMIA 

A anemia é uma doença muito seria que infelizmente não é vista pela sociedade como um risco real até mesmo a vida do individuo que sofre seus sintomas.

Eu pretendo falar mais sobre o assunto por aqui, porque ano passado fui diagnosticada pela segunda vez com anemia (ANEMIA PROFUNDA) e fui tratada com remédios para o aumento de ferro no sangue.

Eu melhorei, mais o que os sintomas da doença desencadeou em minha vida no ano passado foram além de problemas de saúde.

Complicou meu desempenho no trabalho, minha relação com o namorado, problemas com amigos e familiares…

Até que fiquei sem emprego, sem namorado , e brigada com muita gente!

Para quem não sabe, alguns dos sintomas da ANEMIA são:

*Destaquei em negrito os sintomas que voltei a sentir nas últimas semanas*

Mal-estar, tontura e náusea
Queda de cabelo, unhas fracas e quebradiças, esclerótica azulada, pele seca;
Sonolência e dor de cabeça;
vertigens, atordoação, desmaio;
Taquicardia (ritmo do coração acelerado);
Claudicação (dores nas pernas), inchaço nas pernas;
Dispneia (falta de ar);
Inapetência (falta de apetite) ocorre frequentemente em crianças;
Queilite angular (inflamação da boca), atrofia de papilas linguais.
Depressão nervosa (perda de prazer em atividades), perda do interesse sexual;

fadiga generalizada/cansaço/indisposição (*menor disposição para o trabalho)
anorexia (falta de apetite)
palidez de pele e mucosas (parte interna do olho, gengivas)

dificuldade de concentração e falta de memória
problemas respiratórios; distúrbios mentais
batimentos cardíacos acelerados

large (72)

Sim! Eu me alimento bem!

E apesar de ser um dos sintomas não sinto falta de apetite. 

Provavelmente minha anemia voltou ( e voltou pior do que no ano passado ) e agora acompanhada dessas dores de cabeça na região em que sofri o trauma.

Claro, vou ao médico para receber o diagnostico correto, e volto pra contar para vocês se morro em breve ou não rs!

Enquanto isso minha melancolia está em alta, o que provavelmente vai render muitas postagens tristes, dramáticas e  chatas.

Mas eu preciso muito escrever! Mais do que nunca!

Obrigada a todos(as) que me enviam mensagens e e-mails, e que de alguma forma me apoiam ou desejam minha melhora! =D Obrigada!

43 comentários sobre “Meu acidente (TCE), Anemia e melancolia

  1. Amor pode ter certeza que estarei orando por você e creia que essa doença não é para a morte, mas para que o nome de Deus seja glórificado na sua vida. Nesta sexta-feira a muito tempo atrás Cristo estava morrendo por nós para levar nossos pecados e nossas doenças naquela cruz. Somente creia que Ele está ai com vc e que Ele já levou tudo isso. Ele quer te restaurar completamente e restituir tudo, basta você acreditar e buscar a face Dele. Pois se o povo Dele se humilhar e orar Ele virá do céu e ouvirá a sua súplica. Pode contar comigo pra oq precisar, qualquer coisa é só chamar.

    Curtido por 2 pessoas

  2. Fique firme nessa caminhada e não desista de viver, mesmo que tudo seja difícil de uma forma que não podemos imaginar, o pensamento positivo e a fé fundamentada em um Deus real e amoroso pode transformar os piores desertos dessa vida em um óasis de bençãos inesperadas.
    Fique bem e continue sempre, correndo, andando e nem que seja se arrastando mas nunca pare de lutar. Saiba que você nunca caminhará sozinha! E se de repente se sentir só Deus te carregará no colo.

    Curtido por 1 pessoa

      1. Nos dias atuais em circunstâncias normais já é difícil ter uma espiritualidade saudável, então não se preocupe e nem se cobre excessivamente por isso. Você já tem o mais importante, Deus dentro de você e por mais que possa pensar que esteja longe você está perto, pois você é um milagre.

        Curtido por 1 pessoa

  3. Jaque, você DEVE escrever. Vai fazer bem a você e vai ajudar a outras pessoas que passam pelo mesmo, mas podem estar sofrendo sozinhas. O mundo dos blogs não pode ser aquele de vida perfeita e faz de conta, porque não é real. Parabéns pela coragem de tornar pública as tuas dificuldades. Isso vai lhe dar forças a ir em frente. Tudo de bom para ti, beijos.

    http://brummiebr.com/

    Curtido por 1 pessoa

  4. Linda, não desista. Tenha fé que Deus pode aliviar todos os seus problemas e dores. Ele te ama mais do que você pode tentar imaginar, e com certeza tem um propósito muito maior para a sua vida. Escreva muuuuito, pois eu sei que isso na maioria das vezes ajuda a por pra fora, e mesmo não te conhecendo, não tendo ideia de quem você é, vou orar por você! ❤

    Curtido por 1 pessoa

  5. Que morre em breve, o que menina. Tenho certeza que ainda vou ler muitos posts seus por aqui. E não se importe não, poste textos melancólicos, vamos adorar ler. Muita força pra você, e nos mantenha informados sobre seu quadro.
    se precisar de algo, estamos todos aqui!!
    Um grande beijo ❤

    Curtido por 1 pessoa

  6. Flor, escrever é uma das melhores terapias não para, ok?!
    Em nossas vidas aparecem situações difíceis e o primeiro pensamento é desistir, mas uma coisa te de digo quando a gente desiste, de fato, nunca vamos viver algo tão grande e nunca teremos testemunho para mostrar o milagre que Deus faz.
    Muitas melhoras você já é uma vitoriosa. Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

  7. Nossa Jaqueline, quando li o que escreveu primeiro “BONECA” deixei meu comentário bem simples, escrevi apenas, “TRISTE…” percebi ali algo e ainda não havia lido aqui o problema pelo qual passou, mas no texto percebi sim algo triste e não quis entrar em sua intimidade mesmo percebendo a tristeza na escrita.
    Bem se isso pode ajudar, quero que saiba que não importa o que escreve e sim saber que há alguém de verdade por traz da escrita. Problemas de saúde e tristeza são coisas que podem nos atingir, mas acredite se tens fé nada de ruim pode te abalar e sei que Deus há de escutar minhas preces por seu pleno estabelecimento.
    Escrever faz muito bem, indiferente se pomos para fora nossos problemas ou desilusões. Se perceberes até eu em minhas escritas reclamo, declamo, amo, choro, brigo, demonstro conflito, apreciação, e tento com tudo isso deixar algo que possa muitas vezes servir a outro semelhante que esteja passando por alguma experiencia que já passei e ver que a vida é bela para ser vivida de forma plena, sem medos, sem depressão. Estamos aqui, podemos não ser muitos, podemos não ser conhecidos no pessoal e somente no virtual e mesmo assim criamos um vinculo de carinho e afeição.
    Não tema menina, vou te contar um segredo e após ler saberá que é para nunca mais teres medo. Te amamos viu! ❤ 🙂

    https://kambami.wordpress.com/2014/12/26/um-convite-para-conheceres-deus/

    Curtido por 1 pessoa

    1. OLÁ KAMBAMI ! Bom dia! ^^ Muito obrigada por suas palavras, sobre tudo por desejar minha melhora. Acabo de ler seu texto, e me sentir abençoada apesar de tudo.

      Com certeza vou o reler algumas vezes, porque há tempos em que a escuridão é tão grande que nos faz não perceber a luz.

      Obrigada por iluminar breu.
      Obrigada por fazer mais do que apenas claridade… mas me levar a fonte de toda LUZ !

      =) Deus lhe abençoe !

      Curtido por 1 pessoa

  8. Poxa, que barra toda essa situação. Não te conheço direito, só pelo que você escreve por aqui no blog e você parece ser uma pessoa muito legal. Então tenho um carinho mesmo não te conhecendo haishsu Bola pra frente menina, que você é maior que todas essas situações desagradáveis. Tenho certeza que você vai melhorar! Se apegue no que te dá forças e siga. Se for pra escrever sobre melancolia escreva, as vezes a tristeza tem uns filhos bonitos, só não deixe que isso domine você.
    Vai dar tudo certo você vai ver, estou torcendo pra sua melhora bjss

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ei Gabi muito obrigada por seu carinho e apoio! ^^ E sim, preciso buscar forças em Quem acredito … gostei disso que disse ” as vezes a tristeza tem uns filhos bonitos …”

      Relaxa vou tentar não deixar essa maré ruim não me engolir.

      F a i t h

      E muitooooooooooo obrigada mesmo pelo apoio!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

