Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?

Todos nós seres humanos temos o direito de cometer enganos, aprender com eles ou não é o que nos torna diferentes uns dos outros.Uns aprendem e evoluem, outros simplesmente se negam a aprender/crescer/evoluir ou simplesmente amadurecer.
Algumas lições da vida que julgamos já haver aprendido irão se repetir inúmeras vezes, provavelmente porque ainda não a aprendemos da maneira correta, ou estamos sendo aperfeiçoados ainda.
Certas situações que me aconteceram, me mudaram a tal ponto que mesmo que desejasse ser como fui outrora, não conseguiria.Além do mais eu cresci, não que eu julgue haver crescido/amadurecido o suficiente ou mesmo o minimo necessário, mas …
Quando era menino, falava como menino, sentia como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. – 1 CORÍNTIOS 13.11
Quem me conhece sabe que ainda faço minhas meninices, e tudo bem ser como criança em um monte de coisas, mas há certas áreas na vida de um adulto que se ele levar na brincadeira e agir infantilmente irá acabar muito mau.
Eu mesma acabei bem mau no fim de certas ocasiões, justamente porque me neguei a ver os fatos como adulta, e ainda mais por haver negligenciado regras básicas constituídas por Deus.
Uma verdade irrefutável é que uma vez homem/mulher não devemos falar como menino/menina ou mesmo sentir como criança, mas quase o tempo todo a maioria de nós ignora o fato de que somos adultos ( ao menos na idade ). E agimos infantilmente na nossa vida profissional, afetiva e social .
Se uma criança teimosa precisa compreender o sentido de uma regra para obedece-la , finalmente eu compreendi ( aleluia! ) a regra clara de Deuteronômio 22.10 :
Com boi e jumento não lavrarás juntamente.
É um versículo pequeno, que aparentemente se trata apenas de uma dica sobre agricultura. Mas acredite compreender o real sentido disto poderá transformar sua vida.
Se um agricultor possuía apenas um boi e um jumento ele unia ambos para arar a terra, mas a força do boi é incomparável com a do jumento, o que fazia com que o movimento de ambos apenas arranhasse a terra, ao invés de fazer com que nela houvesse rasgos profundos para que se criasse raízes do que viria a ser plantado nela.
Talvez se arasse apenas com um único boi o resultado não fosse tão grotesco, como o de um boi com um jumento, porque o boi além de fazer a força sozinho para o trabalho ainda tinha que arrastar o jumento consigo.
Resultado : Uma terra aranhada ( uma vida arranhada ) e sem raízes, e um boi demasiadamente cansado ( e só ! ).
O nome dado ao instrumento que unia o boi ao jumento é jugo, igual a esse aqui :

mula_e_boi

E como a maioria de nós não compreendemos a Bíblia por lê-la apenas como um livro qualquer , em 2 CORÍNTIOS 6.14 tudo fica ainda mais claro :
Não vos prendais a um jugo desigual com infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?
GÁLATAS 5.1 completa :
ESTAI, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.
Sim, somos nós mesmos por livre e espontânea vontade nos colocamos debaixo de jugo desigual.
Um cristão verdadeiro possuí propósitos diferentes de um ímpio, uma união de propósitos que não combinam os mesmos princípios nunca irá prosperar.
O apostolo Paulo deixa isto claro: “que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos?” (2 Coríntios 6.14-16)

Isso me faz lembrar o texto de Amós 3.3 :
Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?
Eu não acredito que a desigualdade esteja apenas na religião, mas no principio que move a vida de cada um muitas vezes criado e alimentado na religião que esse possuí.

O mundo pensa sempre em enriquecer , em se satisfazer seja como dinheiro,sexo ou qualquer outra coisa que proporcione alegria, ainda que passageira.
O cristão verdadeiro buscará não a alegria dessa terra que é temporária , mas a plenitude da vida eterna , e por isso busca se abster de realizar os desejos carnais, os quais militam contra o Espírito.
Como criar uma sociedade profissional com alguém que possuí visão oposta a sua quanto ao significado do dinheiro?
Como ter ao seu redor ”amigos” que buscam distancia-lo de seus princípios espirituais?
Como se casar com alguém que não vê o matrimonio da mesma forma que você ?

wp_ss_20150715_0018

Uma pessoa ainda criança espiritualmente não possuí o mesmo objetivo de vida de um adulto espiritual , enquanto um está crescendo ( ou ainda se negando a crescer ) , o outro busca se aperfeiçoar ( e se manter assim sem cair ).
Jugo desigual basicamente é um relacionamento consensual que envolve intimidade, afinidade e amizade entre um crente e um incrédulo, mas que compromete e deteriora a comunhão do Salvo com o Salvador.

4e7f7-tumblr_m2rhcwqe5c1r6wramo1_500

“E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei” (II Coríntios 6:15-17).
A Bíblia continua dizendo: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes” (I Coríntios 15:33).
Minha experiencia: Jugo desigual na minha vida havia aos montes, em amizades, nas paixões desordenadas, e até mesmo no trabalho. E enquanto não me livrei de cada um deles, nada parecia andar na minha vida . Até mesmo minha saúde física e emocional ficaram abaladas, além de que espiritualmente estive péssima…
Quem acompanha o blog sabe o quanto busco aprender com tudo, e extrair sempre alguma lição mesmo que das piores situações. Mas confesso que lidar com o jugo desigual é o grande desafio da minha vida, e acredito que o de todos nós.
Evite dores desnecessárias, obedeça a regra e não busque exceções !

5 comentários sobre “Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?

  1. Excelente!
    Uma curiosidade que eu aprendi recentemente em um encontro sobre Teologia e Filosofia: a palavra grega que é traduzida como “menino” ou “criança” em 1 Corítios 13 dá a ideia, no sentido geral do versículo, não de um homem que age com a, digamos, inocência de uma criança, mas de um homem infantil, de um tolo que age sem amor e maturidade.
    Novamente, excelente! Bravo

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

