Memória associativa

urlNo filme Todas as Canções Falam de Mim (foto acima) dirigido pelo espanhol Jonás Trueba, o protagonista Ramiro (Oriol Vila) sofre muito com o rompimento de seu relacionamento.

111020-014916-4-2

O personagem fica atormentado com o termino da relação de seis anos , e passa a crer que todas as canções que escuta e até mesmo os livros que lê estão sempre falando do que vivera.

6264371031_ee682754df_zÉ muito comum associarmos uma música a um romance ou situação, ou nos identificarmos tanto com um livro,  e passarmos a associa-lo a uma fase de nossa vida.

 Quando por exemplo uma mulher descobre sua sexualidade com um sujeito, pode associar a ele sua sensação de prazer, e  criar um bloqueio para se envolver com outra pessoa. Ou mesmo um homem que fora bem sucedido, pode não conseguir restabelecer sua vida profissional após uma demissão,temendo se dedicar novamente a outra empresa.Associando seu esforço ao não reconhecimento.

A associação pode acontecer com todos os elementos de sua vida, e ser como no  exemplos acima nociva, prejudicando sua vida afetiva, social , profissional , etc.

No longa de Jonás Trueba , o personagem busca suporte em seus amigos, e tenta conhecer pessoas novas para aplacar a dor, não apaga o relacionamento da sua memória, mas ajuda a criar expectativas para o novo.

Memória associativa não é  ruim, ou sempre negativa em nossas vidas, ela é extremamente útil nos estudos na preparação para concursos públicos e vestibular.É muito usada também para aprendermos o significado de palavras em outro idioma.

Anúncios

5 comentários sobre “Memória associativa

  1. Não vi esse filme ainda, mas quanto a memória, a minha é triste. A única forma com a qual consigo me lembrar de algo, é associando. É natural pra mim. E sim, pode ser muito boa, mas pode ser ruim igualmente. Pode ser ativada do nada e em momentos impróprios. Ao menos eu, não tenho o menor controle sobre ela. Mas tento aproveitar ao máximo em beneficio próprio. Associo cores e músicas aos estudos, do contrário, não vai. Bom post!! Bjss

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s