Qual seu temperamento e como melhorar ele …

120474O livro Temperamentos Transformados do Tim Lahaye ( autor famoso pela série de livros Deixados Para Trás ) aborda como é possível desenvolver as características positivas do seu temperamento.

De acordo a psicologia existem 4 temperamentos , sendo eles  :

  Sanguíneo 

 Colérico

 Melancólico

 Fleumático

Para descobrir o seu , numere quais características possuí em cada um dos quatro , e veja em qual mais se enquadra .

tipostemperamentos

Ps: Para funcionar seja franco consigo mesmo nas respostas !

E depois , se por exemplo assim como eu você for sanguíneo , analise se tem mais características positivas ou negativas do temperamento.

No livro o autor representa cada temperamento através de um personagem bíblico, e destaca como eles tiveram seus temperamentos transformados após terem se firmado na fé.
O autor deixa claro que a conversão não muda o seu temperamento , por exemplo no caso de você ser um colérico , não significa que se tornara um fleumático por vir a se converter ao cristianismo.
Mas Deus passará a usa-lo com o temperamento que você sempre teve ( e continuara tendo  ) , como acontece com os homens usados para demonstrar isso.
O sanguíneo é representado por Pedro

andando_na_aguas

De acordo a psicologia é uma pessoa calorosa, amável e simpática.Atrai as pessoas como se fosse um imã. Sanguíneos tem uma boa prosa, são otimistas e despreocupados.São generosos e compassivos. No entanto as características negativas de um sanguíneo são muitas ( abaixo a lista das principais ) :
1 – Em geral possuem pouca força de vontade
2- São emocionalmente instáveis
3- São explosivos !
4- Irriquetos
5- Egoístas
6- Tem dificuldades em seguir instruções
7- São frequentemente inseguros e temerosos
Pedro é depois de Jesus Cristo , o homem que mais se sobressai nos Evangelhos. Ele falava com frequência ( BEM EU !) , e nas Escrituras é quem mais conversou com Jesus.Como sanguíneo estava sempre expondo sua opinião, sendo curioso e questionador.
Como sanguíneo também foi :
IMPULSIVO
Ler : Mateus 4:20 ( seguiu Jesus de imediato)
Ler : Mateus 14:28-29 ( deixou a segurança do barco e foi para o mar, precisou de coragem para isto . E depois temeu ! )
EXTREMAMENTE EMOTIVOS , QUE CHORAM COM FACILIDADE, PRECIPITADOS , INCONSTANTES E QUE DESISTEM COM FACILIDADE … assim são os sanguíneos !
Não é atoa que o nome de Pedro foi mudado por Cristo , justamente porque como um sanguíneo de características negativas ( instável , temeroso…) Cristo pretendia destacar as características positivas do temperamento dele através do processo de se torna-lo um verdadeiro discípulo.
O mesmo Pedro que teve coragem de pular do barco , e segundos depois teve medo de mesmo com Cristo não conseguir caminhar sobre as águas , foi também o mesmo que negou Jesus e ainda depois de cumprir seu ministério , tendo sido condenado a crucificação não aceitou ser digno de ser morto como Cristo , tendo pedido pra ser crucificado de ponta cabeça.

Acho que com meu resumo das mudanças de Pedro O SANGUÍNEO vocês puderam perceber o qual maravilhoso é o conteúdo desse livro, que une psicologia , grandes homens da historia e muitas passagens bíblicas para que você possa desenvolver em Cristo as melhores características de seu temperamento .
Eu sei , eu sei! Falei só dos sanguíneos e consequentemente só do Pedro , e se você não tem esse temperamento relaxa rs , eu vou fazer um post pra cada um dos outros 3 temperamentos :

Paulo O COLÉRICO aqui
Moíses MELANCÓLICO aqui
Abrãao FLEUMÁTICO aqui

PS : Embora eu tente passar aqui a síntese de cada bom livro que li , e compartilhar com vocês o melhor de cada um deles , minha maior motivação a fazer os posts é incentivar vocês a lerem de fato , e se possível compartilharem suas opiniões sobre.
Espero que cada livro que edificou minha vida , edifique também as suas!
Peace !

19 comentários sobre “Qual seu temperamento e como melhorar ele …

  1. já gostei, caramba, você vai me levar a falência desse jeito, já tenho muitos livros na listinha, já havia feito outro tipo de teste, meu temperamento é sanguíneo com uma pitadinha de melancólico… com alguns amigos dizem sou uma mulher de fases.
    Ótimo post.
    Beijokas

    Curtido por 1 pessoa

  2. Eu queria ser sei lá, sanguíneo, mas acho que estou mais pra melancólico mesmo. Colérico seria legal também, pelas qualidades, claro. Porém, audacioso, líder e principalmente prático me desanimaram a mentir. Quase empatei com o Fleumático Abraão. Mas fiquei feliz de me parecer com Moisés, se fosse tipo Iscariotes, aí eu ia ficar preocupado. Ótimo post. Muitas resenhas de livros que nunca li, ando perdendo tempo demais com secularismo. Preciso me ligar nesse tipo de leitura, produtiva para a alma. Com tempo, irei vendo suas outras resenhas, tenho certeza que deve haver livros interessantíssimos para indicar para leitura. Abraços.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá. Poxa FLEUMÁTICO parabéns rs, único fleumático que conheço é meu irmão ( sujeito sensato, calmo … pacato rs) , gostaria de ter o controle dos fleumáticos,as vezes sinto que vou explodir … mentira na verdade eu explodo mesmo rs!

      Sobre os livros , costumo ler muito sobre o que vai me acrescentar espiritualmente e emocionalmente, geralmente livros de líderes cristãos e bastante coisa de psicologia.
      Se souber de algo legal nessa vibe rs, me avise!

      Não sou muito de narrativas, mas algumas são mega importantes pra mim … enfim, já escrevi demais rs #sorry!

      Abraço WLD

      Curtir

Deixe um comentário

