Complexo de Cinderela

tumblr_lwz6jaVAYn1r4sx2uo1_500

Eu sempre ouvia falar do Complexo de Cinderela , li algo sobre em alguns livros , mas nunca fui a fundo descobrir da onde veio exatamente . Mas finalmente li o livro de Collete Downling , o qual originou o termo.

cinderela
Collete Downling uma psicologa norte-americana criou esse termo no início da década de oitenta para falar sobre uma crença que as mulheres passam a possuir desde a infância. Baseada na ideia de que sempre alguém irá ter de a proteger e sustentar, como se ela de fato fosse a Cinderela.

Tumblr_n14hbcqM031r3jmn6o1_1280
Isso começa desde a infância , devido o modo como as meninas são educadas.E é algo que está na cultura a muito tempo (da questão do homem ser quem deveria ter a obrigação pelo sustento até os contos de fadas) , e que perdura na sociedade atual.
Daí a garota cresce e passa a vida buscando o tal príncipe encantado , em outras palavras, um homem que não existe! Uma idealização de alguém que lhe proporcione uma vida segura , livre de qualquer perigo , necessidade ,etc.

tumblr_ls3krhUqvi1qm7auuo1_500_large
E por conta dessa ideia fixa , em diferentes fases da vida ,  independente da idade as mulheres se sentem inseguras, já que não encontraram esse super-protetor.
E então começam a achar que se não encontraram o tal príncipe , a culpa é delas , e algo está errado nelas! E passam a se menosprezar, e se subestimarem.

tumblr_lxibwyPV3I1qc0mpuo1_500
E se encontrarem alguém que pareça ser o tal príncipe , colocam todas suas expectativas no sujeito. Mas quando percebem que o pobre homem estava longe de chegar perto da sua idealização , largam o coitado.

1301538067tumblr_l6ajtneiw81qd0lpio1_500_large
Embora o Complexo de Cinderela seja uma dependência total do tal príncipe ,se o homem com o qual ela se relaciona não for capaz por exemplo de lhe proporcionar uma segurança financeira e ela tiver de trabalhar , ela vai se decepcionar com sua escolha amorosa.
E pode ser que isso aconteça muito tarde , e ela vai acabar se dando conta de que não desenvolveu nenhuma habilidade , porque abdicou totalmente de viver, tendo ficado esperando encontrar em alguém o príncipe que ” a vida lhe prometeu” desde que era uma criança.
As mulheres que sofrem do tal complexo , são acomodadas , não encaram a realidade adulta de que são responsáveis por si mesmas, porque na maneira que foram educadas continha a mensagem de que são parte de alguma outra pessoa, e que essa pessoa a protegeria , e a sustentaria.E por isso passa a ter expectativas surreais sobre o matrimonio,totalmente fixas nessa falsa promessa de príncipe encantado.

Além desse desejo de ser salva por um príncipe , fugir da independência que possa estar numa profissão e coisas assim ,que são características principais do tal complexo , o livro também fala de coisas que todas as mulheres ( mesmo as raras que não sofram do Complexo de Cinderela ) enfrentam numa guerra interna simplesmente por ser mulher. Porque como mulher tem um determinado papel na sociedade , como esposa , mãe e etc.
Ainda que nós mulheres sejamos o tema principal , esse é um livro que os homens deveriam ler.Porque embora eles acabem sendo as ”vitimas” da maioria feminina que por sofrer do complexo os enlouqueçam,eles tem uma parcela culpa nessa ilusão. Seja como pais super-protetores de meninas , irmãos , tios , é importante lembrar que você como homem pode estar sendo responsável por desenvolver essa crença de contos de fadas em uma menina.
Mas claro que a lição é pra que cada mulher passe a desenvolver seus valores próprios , sem se apoiar em seus maridos , pais , professores , ou pior nos contos de fadas ! rsrs
Recomendo o livro pra todas e todos os insólitos(as) que surgem por aqui.
E se você já leu , deixe seu comentário/critica sobre o livro.
No que depender desse frio , e do maravilhoso chá me esperando na chaleira , em breve mais resenhas por aqui. Beijo!

Anúncios

6 comentários sobre “Complexo de Cinderela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s