De John Stott á parábolas , e o erro da introspecção

a-centopeia-e-o-sapo.superbanner
Foto : Mille-pattes et Crapaud (França 2013) De Anna Khmelevskaya – Animação

Bom eu realmente vivo em um planeta distante , mas nunca havia ouvido nada sobre a parábola “A Centopéia e o Sapo”, você já ? Caso sim , caso não , fique ai e leia o post até o final ! rs

Todos sabemos que as centopéias possuem centenas de pernas. E elas nunca tiveram problemas com isso.Mas nessa parábola A CENTOPEIA SE DEPARA COM UM CHATO SAPO QUE A QUESTIONA SOBRE QUAL PERNA ELA MOVIMENTA PRIMEIRO , E QUAL A SEGUNDA … e depois da pergunta do sapo a pobre centopéia começou a tropeçar  e cair , porque não conseguia parar de pensar em suas pernas .E logo já não conseguia se movimentar, atormentada pela dúvida e os questionamentos sobre si mesma.Mas ao ver a LUZ do sol se sentiu motivado a caminhar em sua direção e esqueceu o questionamento , verdadeiramente caminhando para frente.

Essa parábola é citada em um estudo de John Stott, onde o escritor fala sobre como a introspecção nos é desfavorável.

Estamos cercados de livros que falam sobre o auto conhecimento,alguns até acham que a Bíblia apóia o auto conhecimento .John Stott deixa claro que as passagens bíblicas citadas abaixo , são sobre exames isolados , e não exames sobre si mesmo:

Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. * 1 Coríntios 11:28

– Não se refere ao cristão se examinar em busca de santidade , e sim examinar se crê que o pão e o cálice representam o corpo e sangue de Cristo. Examinar para ver se os lembrarmos do real significado da ceia como testemunhas de Cristo,e para que isto não se torne um mero ritual.

Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados. *2 Coríntios 13:5

– Em Corinto muitos falavam mau de Paulo até colocado em duvida seu apostolado ,por isso Paulo pedi que examinem a si mesmos para ver se estavam na fé .

A Bíblia não faz objeção sobre a introspecção , mas também não a aponta como solução para nossos problemas conhecermos a nos mesmos como muitos pensam , e sim em conhecer a Deus .Exemplo disso é que ter consciência clara de nossos pecados particulares não nos impede de voltarmos a cometê-los , isso porque conhecer a Deus –em conhecimento da VERDADE e DO PODER DELE é o que realmente colocara fim em nossos pecados.

O Salmo 119 está repleto de aspirações por conhecer a lei de Deus. Por quê? Para obedecê-lo melhor: “Dá- me entendimento e guardarei a tua lei; de todo o coração a cumprirei”. Disse Jesus, o Senhor, aos doze: “Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes”. Paulo escreveu: “O que também aprendeste, e recebestes , e ouvistes em mim, isso praticai”. E Tiago dava ênfase ao mesmo princípio ao rogar a seus leitores que fossem “praticantes da palavra, e não somente ouvintes” advertindo-os de que a fé sem obras é uma ortodoxia morta, que até os demônios aceitam.

“Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento; e se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a tua voz; se buscares a sabedoria como a prata, e com a tesouros escondidos a procurares; então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria, da sua boca vem a inteligência e o entendimento.”

Toda vez que nos voltamos para nós mesmos ficamos imobilizados não conseguimos produzir , mas se olharmos para luz de Deus progrediremos inconscientemente… Nosso erro está em pensar muito sobre nós mesmos , nos lembrando de nossas virtudes e derrotas… O caminho para vitoria não está na auto-analise e sim em olharmos para Jesus.Não em relembrarmos o pensamento mau , mas em sermos preenchidos dos pensamentos bons. A bíblia não nos exorta a refletir sobre o que somos ,antes nos convoca a correr olhando para Jesus. Se nos voltarmos para nos mesmos ficaremos perdidos no nevoeiro , se olharmos para Jesus sem duvida alguma correremos bem.

Somente o conhecimento que Deus tem de nós está acima de qualquer erro.

John Stott

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s